Apple vai oferecer curso gratuito de lucidez sintético no Brasil; veja porquê participar
Iniciativa faz segmento do programa Apple Developer Academy e os alunos aprovados vão aprender porquê produzir e treinar modelos de lucidez sintético do zero, frameworks de IA, entre outros tópicos. Apple vai oferecer curso gratuito de lucidez sintético no Brasil; veja porquê participar
Divulgação/Apple
A Apple anunciou nesta terça-feira (18) que vai oferecer um curso gratuito de conceitos básicos de lucidez sintético (IA) em seis países, incluindo o Brasil.
As aulas são unicamente presenciais e começam no segundo semestre deste ano. A empresa ainda não informou as datas e o número de vagas também não foi divulgado.
A bolsa faz segmento do Apple Developer Academy, programa da big tech que oferece cursos e treinamentos sem dispêndio de desenvolvimento, design e empreendedorismo.
Além da Apple, Google, Microsoft e IBM são outras empresas de tecnologia que oferecem certificações gratuitas de IA (veja ao final da reportagem).
O Apple Developer Academy foi criado em 2013 e, naquele ano, a Apple escolheu o Brasil para a estreia. Segundo a empresa, durante esses 10 anos, mais de 3 milénio brasileiros entraram no mercado de trabalho atuando em várias áreas da tecnologia.
Os alunos aprovados no curso de IA vão aprender sobre conceitos básicos das tecnologias e frameworks de IA, Core ML e porquê produzir/treinar modelos de lucidez sintético do zero. Eles também poderão estudar programação, além de design, marketing e habilidades profissionais.
“Os estudantes vão aprender com o currículo guiado e tarefas de projetos que incluem a ajuda de mentores e mais de 12 milénio ex-alunos da Academy no mundo todo”, explica a big tech.
“Com as novas tecnologias e APIs da Apple apresentadas na WWDC 2024, os estudantes também terão um entrada ainda maior às ferramentas que permitem produzir projetos e apps excepcionais”, completou.
Letreiro
As aulas serão ministradas em instituições de ensino parceiras da Apple no Brasil (veja a lista aquém). Cada uma delas tem um site devotado ao programa em que os interessados podem seguir a lisura das inscrições.
Instituto Eldorado (Campinas/SP)
Mackenzie (São Paulo)
PUC-RS (Porto Jubiloso)
PUC-PR (Curitiba)
Senac (São Paulo)
Universidade Católica de Brasília (UCB) (Brasília)
PUC-RJ (Rio de Janeiro)
Instituto Federalista de Ensino, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) (Fortaleza)
Universidade Federalista de Pernambuco (UFPE) (Recife)
Instalação Meio de Estudo, Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI) (Manaus)
A Apple afirma que ex-alunos do Apple Developer Academy também podem participar do processo seletivo. Além do Brasil, o curso estará disponível na Indonésia, Itália, Arábia Saudita, Coreia do Sul e EUA.
Outros cursos de IA gratuitos
IBM SkillsBuild: plataforma on-line com curso gratuito para quem desejar aprender o substancial de lucidez sintético. Aborda fundamentos da IA, geração de chatbots e tecnologia para robôs cognitivos, entre outros temas.
Introdução aos Modelos de Linguagem (LLM) do Google: curso gratuito e em português com apresentação de LLMs e porquê e onde eles podem ser aplicados. “O curso também aborda as ferramentas do Google que ajudam no desenvolvimento dos apps de IA generativa”, explica a empresa.
Fundamentos de curso em IA generativa (Microsoft e LinkedIn): neste curso gratuito, os conteúdos abordam o que é lucidez sintético e IA generativa, moral na era da IA generativa e porquê aproveitar o Microsoft Copilot no dia a dia.
I2A2 – Institut d’Intelligence Artificielle Appliquée: instituto que oferece vários cursos gratuitos de lucidez sintético, com possibilidade de intercâmbio para o Canadá.
LEIA TAMBÉM:
‘Lucro mais de R$ 20 milénio por mês’: porquê é trabalhar na espaço da lucidez sintético
ASSISTA TAMBÉM:
Apple Vision Pro: veja primeiras impressões sobre óculos de veras virtual
Robô que faz vídeo com lucidez sintético comete gafes
Brasil manda 4x mais áudios no WhatsApp do que outros países, diz Zuckerberg