Confira 7 dicas de decoração!
Um quarto minimalista é uma magnífico opção para quem está pensando em encetar a decorar o cômodo e leva porquê estilo de vida o “menos é mais”. Em subida no momento, é uma decoração ligeiro, que apresenta facilidade de harmonizar com vários elementos.
Para o envolvente em que você vai dormir, essa decoração também ajuda a produzir um envolvente despreocupado, tranquilo e com poucos elementos estimulantes. Isso pode ser perfeito para relaxar e proporcionar uma boa noite de sono.
Confira a seguir 7 dicas que ajudarão a imaginar esse envolvente. Boa leitura!
1. Utilize cores claras
Um dos pontos-chave de uma decoração minimalista é dar um ar clean para o envolvente, sem o sobrecarregar. Por isso, priorizar cores claras pode ajudar a dar o tom adequado para o cômodo.
Por isso, geralmente algumas das cores mais priorizadas nesse tipo de decoração são:
- branco;
- gelo;
- cinza-claro;
- areia;
- rosa evidente;
- tons pastéis, entre outros.
Assim, mesmo que você opte por cores, elas sempre serão mais sutis, sem gerar muitos contrastes. Por exemplo, é verosímil empregar um vaso azul-claro, uma cortinado cinza clara, entre outras possibilidades.
2. Conte com poucos elementos no quarto
A teoria do minimalismo é racontar exclusivamente com o que é útil no envolvente para o dia a dia. Por isso, selecione os elementos que realmente sejam funcionais para o sítio. Isso vale tanto para as decorações quanto, também, para os móveis que serão utilizados no envolvente.
Muitas vezes, isso vai gerar, até mesmo, o uso de móveis multifuncionais, que ocuparão menos espaço e terão dupla função. É o caso, por exemplo, de camas-boxes com baú, ou recamiers.
3. Use cabeceira de meia parede
Uma maneira de trazer um toque de elegância sem perder o ar minimalista é incorporar uma cabeceira de meia parede em seu quarto. Com isso, ela se integra ao design do quarto e se mantém funcional ao mesmo tempo, ajudando a proteger a parede na região detrás da leito.
Isso ajuda, também, a produzir um ponto focal no envolvente, ampliando o espaço e dando uma sensação de ininterrupção para o cômodo. Ela pode oferecer um contraste suave com os demais elementos — por exemplo, utilizar um tom de cinza-claro em contraste com móveis e parede branca.
Brinque, também, com os acabamentos. Por exemplo, traga elementos porquê madeira, laminados ou painéis acolchoados. Com isso, você consegue imprimir texturas diferenciadas, sem perder o estilo desejado.
4. Invista em texturas
As texturas são grandes aliadas para minimizar um efeito de monotonia em um envolvente com tons claros. Por fim, não é porque o envolvente estará focado para simplicidade e funcionalidade que você deverá deixar de lado a possibilidade de folgar com essas possibilidades.
Outrossim, as texturas ajudam a proporcionar maior sensação de aconchego e conforto. Talvez você já tenha visto alguns ambientes que, de tão clean, pareciam impessoais, não é mesmo? Isso pode ser resolvido, justamente, adicionando texturas na decoração.
Isso pode ser feito de diversas formas:
- mesclando sobreposições de colchas, mantas e almofadas de diferentes texturas e tecidos;
- utilizando cabeceiras texturizadas;
- conte com um papel de parede;
- utilize pequenos acessórios funcionais, porquê vasos de cerâmica, cestos de vime e luminárias de metal escovado.
5. Torne a leito o foco do cômodo
Ao pensar em uma decoração minimalista, você pode determinar investir em um ponto para explorar mais e torná-lo o destaque do cômodo. No caso do quarto, geralmente, essa escolha é pela leito.
Ela pode ser utilizada porquê um ponto focal para produzir um envolvente harmonioso e, a partir dele, as demais partes da decoração serem pensadas. Também ajuda a organizar melhor o espaço visual do envolvente e evita que outros elementos possam competir por atenção.
Uma possibilidade para isso é investir em uma estrutura de leito diferenciada e impactante, que se destaque pelo seu design. Uma dica para isso, inclusive, é racontar com um traste personalizado, que pode ser criado mormente tanto para seu cômodo quanto para o estilo que deseja adotar em sua residência.
6. Utilize materiais naturais
Os materiais naturais são muito utilizados ao se falar em decoração minimalista e são excelentes opções para os quartos. Isso porque eles ajudam a proporcionar uma estética acolhedora e tranquila, ideal para levante tipo de cômodo.
Outrossim, eles também proporcionam uma sensação de conexão com a natureza, ajudando a potencializar ainda mais o bem-estar. Também, em universal, são materiais que podem ser adotados em outros estilos de decoração (caso queira mudar futuramente) e proporcionam um toque de sofisticação no envolvente.
Algumas possibilidades são:
- madeira;
- greda;
- cerâmica;
- pedra;
- algodão;
- linho;
- madeira.
Uma dica a mais cá é aproveitar e enriquecer o envolvente com vegetação. Uma decoração minimalista não exclui essa possibilidade. Você pode, por exemplo, aumentar opções de fácil manutenção, porquê suculentas, cactos e samambaias.
7. Conte com móveis planejados
Nem sempre é fácil conseguir encontrar móveis que consigam unir o visual que você deseja e funcionalidade. Caso tenha espaços reduzidos, a dificuldade pode ser ainda maior. Portanto, que tal racontar com a opção dos móveis planejados?
Com isso, você consegue potencializar ainda mais o espaço disponível do cômodo e aproveitar os espaços da melhor forma verosímil, tornando-os funcionais sem sobrecarregar o envolvente.
Por serem feitos sob medida, eles se ajustam ao sítio sem maiores problemas. Outrossim, você pode racontar com a possibilidade dos móveis multifuncionais ou móveis adaptados para as suas necessidades.
Por exemplo, é verosímil personalizar o design interno de armários, garantindo que eles poderão ser aproveitados ao supremo e, até mesmo, poder dispensar a urgência de um traste extra (porquê uma cômoda). Isso ajuda, inclusive, a manter o envolvente ainda mais organizado, já que o traste atenderá às suas demandas específicas.
Também é verosímil facilitar a formação harmônica do cômodo, fazendo um projeto completo para seu quarto. Por fim, quem nunca passou pela dificuldade de encetar a decorar um cômodo e depois ter dificuldades para encontrar itens que estivessem alinhados com aqueles que já estão presentes, não é mesmo?
Decorar um quarto minimalista pode ser muito mais fácil com as dicas que você acompanhou neste item. Esse estilo tem sido uma potente tendência nos últimos anos e, provavelmente, permanecerá por longo tempo.
Quer trazer essa estética também para sua sala? Portanto confira 4 dicas que vão ajudá-lo nesse momento!