Conheça 10 lugares misteriosos e impressionantes do planeta que nenhum turista pode visitar
Ainda que pareça improvável, existem territórios em que nós, uma vez que turistas, não podemos colocar os pés. Veja quais são eles. Conheça 10 lugares misteriosos e impressionantes que nenhum turista pode visitar
É difícil imaginar que ainda existam lugares do planeta completamente preservados e que não podem ser visitados por turistas. Mas, sim, ainda que pareça improvável, existem territórios em que quase ninguém pode colocar os pés. Nesta reportagem, você conhece 10 destes locais misteriosos e ricos em história.
Veja na lista inferior:
1. Ilhéu das Cobras
Ilhéu da Queimada Grande
National Geographic Wild / Reprodução
🐍A Ilhéu da Queimada Grande, localizada a 35 quilômetros do litoral de São Paulo, é um dos lugares mais perigosos e restritos do planeta. Ela foi invenção em 1532 pela expedição colonizadora de Martim Afonso de Souza e está coberta de cobras.
Estima-se que possa ter entre uma e cinco serpentes para cada metro quadrilátero da ilhéu. É a segunda maior concentração de cobras por extensão no mundo — tapume de 45 por hectare, equivalente aproximadamente ao tamanho de um campo de futebol —, sendo superada unicamente pela Ilhéu de Shedao, na China.
Por questões de segurança, o governo brasiliano proibiu qualquer pessoa de pisar na ilhéu. A única exceção a esta regra são pesquisadores, que para visitá-la devem estar sempre acompanhados por um médico e seguir protocolos rígidos.
2. A caverna francesa de Lascaux
Lascaux: a caverna francesa que contém obra de arte valiosa
Creative Commons Attribution
Com tapume de 17 milénio anos, esta caverna localizada no sul da França é um dos exemplos mais muito preservados de arte pré-histórica no planeta. São tapume de 600 pinturas e milénio gravuras estampadas nas paredes rochosas do sítio.
Oito anos depois de sua invenção, em 1940, a caverna de Lascaux foi ensejo ao público. Em 1963 as visitas foram suspensas, pois a ingressão de turistas afetou a caverna, provocando o incremento de fungos e micróbios.
Quase 60 anos depois, visitas à caverna continuam altamente restritas para evitar a devastação permanente da arte rupestre. Por isso, réplicas foram construídas nas proximidades para que os turistas possam saber as pinturas históricas.
3. Uluru: o ‘umbigo do mundo’
Uluru, o ‘umbigo do mundo’
MARK KOLBE/GETTY IMAGES
Uluru, também chamado de “umbigo do mundo”, fica na Austrália. O sítio é considerado sagrado para os aborígenes Anangu, que são os guardiões da formação rochosa.
Os Anangu solicitaram ao governo australiano que os turistas parassem de escalar o sítio, que é um dos maiores monólitos do planeta, por saudação às suas tradições. A demanda foi respaldada por unanimidade por uma petição do parecer do Parque Vernáculo Uluru-Kata Tjuta, que, em 2017, decidiu impedir a subida de pessoas ao monte. Só no dia 25 de outubro de 2019 a proibição entrou em vigor.
Hoje em dia os turistas ainda podem visitar o parque vernáculo, mas a rocha sagrada só pode ser observada, nunca pisada ou escalada.
4. Museu de Ensino de Segurança Vernáculo de Jiangsu
Museu de Ensino de Segurança Vernáculo de Jiangsu
Reprodução
O Museu Vernáculo da Ensino de Segurança de Jiangsu, na China, possui um montão que guarda documentos ultrassecretos sobre a história da espionagem do país. Pessoas estrangeiras não têm permissão para entrar lá. Fotografias também não são permitidas dentro do sítio, mesmo para chineses autorizados a visitar o sítio.
5. Extensão 51
Aviso diante da extensão 51 alerta para punições por entrar na base sem autorização
BBC
A Extensão 51 é uma região onde fica uma das mais importantes bases da Força Aérea dos Estados Unidos. Ela fica no deserto de Nevada, 135 quilômetros ao setentrião de Las Vegas.
👽O que se passa lá dentro é extremamente secreto, e esse sigilo ajudou a cevar muitas teorias da conspiração, principalmente ligadas a extraterrestres. O chegada é terminantemente proibido, apesar de dezenas de pessoas tentarem a cada ano.
6. Ilhéu Sentinela do Setentrião
Ilhéu Sentinela do Setentrião
Divulgação/Trilokhnat Padit
O mistério que ronda a tribo que vive na Ilhéu Sentinela do Setentrião é tão grande que não se sabe sequer que língua seus habitantes falam, nem quantos são. O que se sabe é que leste é um dos últimos agrupamentos no mundo que não mantém contato com a cultura externa.
A ilhéu, secção do arquipélago de Andaman e Nicobar, na Baía de Bengala, no Oceano Índico, fica a mais de milénio quilômetros de qualquer porto, o mais próximo deles na Índia continental. A visitante de pessoas no é proibida, principalmente por conta do risco de contaminar os nativos com doenças de fora. Aliás, os sentinelas, uma vez que são chamados os moradores da ilhéu, são conhecidos por protegerem seu território e guerrear intrusos.
7. O roda de Pravcicka Brana
Pravcicka Brana, na República Tcheca
Bigstock
O roda de arenito em Pravcicka Brana, na República Tcheca, tem 27 metros de extensão e 21 metros de profundeza. O sítio atrai visitantes de todos os lugares do mundo. Apesar disso, devido à erosão do roda, os turistas estão proibidos de subir ao topo e têm permissão unicamente para olhar de longe.
8. Base Aérea de Menwith Hill
Base Aérea de Menwith Hill, Grã-Bretanha
Getty
A Base Aérea de Menwith Hill, fica localizada na Grã-Bretanha e pertence à Força Aérea britânica no setentrião do condado de Yorkshire. A base ultraconfidencial foi construída em 1954 para monitorar as comunicações da União Soviética durante a Guerra Fria. Ninguém sabe exatamente uma vez que o sítio é usado hoje em dia.
Não há maneira de saber o sítio por dentro. As únicas pessoas que têm chegada permitido são os membros da Filial de Segurança Vernáculo americana (NSA) e do Echelon (programa de vigilância operado pelos cinco estados signatários do Pacto de Segurança UKUSA – Austrália, Canadá, Novidade Zelândia, Reino Uno e Estados Unidos, também conhecidos uma vez que ‘Cinco Olhos’).
9. Os arquivos secretos do Vaticano
Varão caminha pela Terreiro de São Pedro, no Vaticano
Filippo Monteforte / AFP
Os Arquivos Secretos do Vaticano estão guardados na sede do Papado, na Cidade do Vaticano, na Itália. Em seu interno estão armazenados documentos pessoais de todos os papas que já comandaram a Igreja Católica desde o século 8.
Fechados para todas as pessoas que não estivessem ligadas ao Vaticano desde 1881, os arquivos mantêm os documentos mais confidenciais fechados à chave. Para se chegar até eles, é preciso enfrentar um longo e multíplice processo. Unicamente acadêmicos qualificados podem se candidatar a um cartão de ingressão.
10. Grande Templo de Ise
Grande Templo de Ise, no Japão
Reprodução
O Grande Templo de Ise é um dos mais importantes santuários xintoístas do Japão. O templo é reformado a cada 20 anos em uma cerimônia que simboliza a morte e a renovação, mas ninguém pode visitar por ser um lugar muito sagrado. Unicamente os líderes religiosos de mais cimo status e membros da família imperial do Japão têm chegada ao sítio.
LEIA TAMBÉM:
A ‘estrada dos extraterrestres’ que leva à misteriosa extensão 51 nos EUA
Veja a lista de 10 destinos religiosos para saber no mundo
Segunda ilhéu com a maior densidade de serpentes do mundo fica no litoral de São Paulo
Isenção de visto de turismo entre Brasil e Japão começa a valer
França cria réplica gigantesca de caverna pré-histórica
Sentinela: uma vez que vive a tribo isolada da Índia que matou um jovem aventureiro americano com flechas