Protótipo do 'sege voante' da Embraer deve fazer primeiros voos até o término do ano
Depois as fases de testes e certificação, a expectativa da Eve, empresa ligada à Embraer, é iniciar a operação com os eVTOLs em 2026. Embraer revela primeiras imagens do sege voante em graduação real
A Eve Air Mobility, empresa de mobilidade aérea urbana da Embraer, prevê realizar os primeiros voos de teste com o protótipo do ‘sege voante’ ainda neste ano.
O protótipo do eVTOL ({sigla} em inglês para ‘veículo elétrico de pouso de decolagem vertical’) está em produção e teve as primeiras imagens oficiais divulgadas nesta semana pela empresa.
“Nosso primeiro protótipo é de graduação um, não tem cabine, vai ser remotamente voado. A gente vai concluir o protótipo nesse segundo, primeiro semestre e estrear os testes. E, se der tudo notório, voar até o término do ano”, declarou Johann Bordais, CEO da Eve, em entrevista à TV Vanguarda.
✅ Clique cá para seguir o ducto do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Embraer divulga protótipo em graduação real do ‘sege voante’
Ainda segundo o CEO, depois as fases de testes e certificação, a expectativa da empresa é iniciar a operação com os eVTOLs em todo o mundo em 2026.
“Até o término do ano vamos estrear a produção dos protótipos que a gente labareda de conformidade. Vão ser cinco veículos produzidos em São José dos Campos, na fábrica da Embraer e isso vai servir para certificação do veículo. Em 2026, a gente vai entregar os primeiros veículos para os nossos clientes”, afirmou Bordais.
Leia cá um guia completo sobre os carros voadores da Embraer
Ilustração do sege voante da Embraer.
Divulgação/Eve
Johann defende que o sege voante é uma tecnologia que vai permitir que os passageiros economizem tempo nas viagens e façam voos mais baratos. Ele afirma também que as viagens terão menos ruídos do que o transporte que é realizado por helicópteros, por exemplo.
“Acho que a grande revolução cá é que a tecnologia permite que a gente tenha um voo 100% elétrico. Significa que a gente decola, voa e aterrissa de uma maneira totalmente elétrica. Isso é uma revolução e vai permitir voar e dar uma escolha de democratizar o firmamento, ter mais aeronaves voando, que não vão substituir os carros nem os helicópteros, mas serão uma escolha”, avalia.
Ilustração do sege voante da Embraer.
Divulgação/Embraer
“Nós queremos repor o tempo aos passageiros. O elemento revolucionário desse veículo, além de ser 100% elétrico, é o sonido. Nosso veículo vai ter menos sonido (do que um helicóptero) e o dispêndio de operação é mais barato”, finalizou.
Até o momento, já foram feitas quase 3 milénio encomendas de carros voadores para operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados em todo o mundo – saiba porquê as empresas planejam usar os eVTOLs no Brasil.
Embraer revela primeiras imagens do sege voante em graduação real
Divulgação/Eve Air Mobility
Primeiras imagens do protótipo
As imagens divulgadas pela Eve na última quarta-feira (8) são do primeiro protótipo do sege voante no país. Elas não revelam muitos detalhes, mas mostram um padrão preto com alguns detalhes em verdejante (veja foto supra).
A Eve informou que os carros voadores farão voos verticais e contam com propulsores elétricos que vão prometer basta desempenho e segurança nas viagens.
Ainda segundo a empresa, o padrão tem vantagens porquê eficiência, insignificante dispêndio operacional, insignificante sonido e menos peças, estruturas e sistemas otimizados.
O primeiro protótipo relevado nas imagens dará sequência à campanha de testes da empresa, que continua com a produção das aeronaves na fábrica que fica em Taubaté, no interno de São Paulo.
Padrão de sege voante da Embraer tem quase três milénio encomendas
Divulgação/Anac
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina