SpaceX, de Musk, levará bilionário chinês para 'visitar' trajectória polar da Terreno ainda nascente ano
Segundo a empresa, esta será a 1ª missão de voo espacial humano a explorar as regiões polares da Terreno. O magnata Chun Wang estará escoltado de mais três pessoas na viagem, que acontece ‘antes do final de 2024’. Pela primeira vez, SpaceX levará bilionário chinês para ‘visitar’ polos terrestres ainda nascente ano
Divulgação/SpaceX
O bilionário chinês Chun Wang comprou uma missão espacial privada da SpaceX, empresa de propriedade de Elon Musk, que partirá no término do ano dos EUA e será a primeira a sobrevoar os polos da Terreno, de ponta a ponta, com uma tripulação a bordo.
O valor da compra não foi revelado por Wang e nem pela SpaceX, segundo a filial France Presse (AFP).
A missão, que durará entre três e cinco dias, transportará quatro pessoas e faz secção da novidade era de desenvolvimento do turismo espacial privado, que tem desenvolvido nos últimos anos nos Estados Unidos.
Fazendo riqueza no mercado de criptomoedas, Chun Wang é cofundador das empresas de mineração de bitcoin F2pool e Stakefish. A SpaceX o apresenta porquê um “aventureiro maltês”, mas ele adquiriu esta nacionalidade recentemente, já que nasceu e cresceu na China, segundo a prelo especializada dos EUA.
Ele estará escoltado da cineasta norueguesa Jannicke Mikkelsen, do australiano que explorou os polos e será o guia, Eric Philips, e da alemã especializada em robótica Rabea Rogge.
“Estou esperando ansiosamente por essa missão há dois anos e meio”, escreveu Chun Wang em sua conta na rede social X. “Um novo capítulo da exploração espacial acontece diante de nossos olhos”, completou.
“O Falcon 9 lançará a sexta missão mercantil de astronautas da Dragon, Fram2, que será a primeira missão de voo espacial humano a explorar a Terreno a partir de uma trajectória polar e sobrevoar as regiões polares da Terreno pela primeira vez”, disse a empresa de Musk.
Foguete Falcon 9 decolando da Califórnia (EUA).
Divulgação/SpaceX
O astrofísico Jonathan McDowell explicou à AFP que muitos satélites espiões e meteorológicos orbitam ao volta dos polos da Terreno. No entanto, para alcançá-los é preciso mais potência, e a radiação é maior, explicou o perito.
Até hoje, “a maior inclinação alcançada por um voo espacial tripulado é a obtida pela missão soviética Vostok 6, a 65°” em relação à risca do equador terrestre, conforme o site da missão, e os polos não são visíveis a partir da Estação Espacial Internacional (ISS).
A missão, que foi batizada de “Fram2” em homenagem a um navio norueguês usado para exploração polar entre 1893 e 1912, utilizará uma invólucro SpaceX Dragon equipada com uma cúpula de reparo e voará a uma altitude entre 425 e 450 km, segundo a empresa de Musk.
Estão previstas observações científicas, porquê a tomada das primeiras imagens de raios X no espaço e o estudo de um fenômeno luminoso semelhante à aurora, adiantou a SpaceX.
A empresa já realizou 13 missões tripuladas nos últimos quatro anos e transporta astronautas da Nasa para a ISS. Outrossim, fez várias missões de turismo espacial, incluindo a primeira em 2021, chamada Inspiration4, financiada pelo multimilionário americano Jared Isaacman.
LEIA TAMBÉM:
Instagram agora permite postar até 20 fotos ou vídeos no carrossel
Prometidos para as Olimpíadas de Paris, ‘carros voadores’ não recebem certificação estreia é cancelada
Porquê a Intel desprezou a OpenAI e ficou para trás na era da perceptibilidade sintético
O que são os supertênis, armas para atletas profissionais e amadores ‘voarem’
O que são os supertênis, armas para atletas profissionais e amadores ‘voarem’
SpaceX faz 1º voo bem-sucedido com a Starship
SpaceX faz 1º voo bem-sucedido com a Starship
Porquê o Instagram tem sido cada vez mais usado porquê Tinder
Porquê o Instagram tem sido cada vez mais usado porquê Tinder